segunda-feira, 26 de outubro de 2009

qual e o tipo do seu cabelo??..........................


Dicas para todos o tipos de cabelos



CABELOS (beleza) :
Depois de lavar o cabelo alternadamente com água quente e água fria, fazer uma boa massagem no couro cabeludo. Estimular a circulação, por meio de suaves movimentos circulares.

CABELOS CASTANHOS CLAROS:
Não deixe de os enxugar com folhas de "henné" à razão de 40 folhas de nogueira, na proporção de cem gramas por litro. Obterá um reflexo natural e brilhante.

CABELOS PARA ALCOURAR:
Se deseja dar um tom alourado aos seu cabelos castanhos, lave primeiramente a cabeça com um "shampoo" e, depois, aplique sobre o couro cabeludo o caldo de um limão, deixando os cabelos umedecidos assim durante dez minutos, mais ou menos. Enxague-os, por fim, em várias águas e seque a cabeleira ao sol, empregando toalhas aquecidas.

As louras não devem usar vinagre na água de lavagem da cabeça, porque a mistura escurece o cabelo. Essa solução convém mais às morenas. Do mesmo modo, para as cabeças já encanecidas, um pouco de anil na água de enxaguar, dará ao cabelo branco, um tom levemente azulado, de agradável efeito.

CABELOS LOUROS:
Lave-os com um ou dois litros d'água de camomila (50 gramas de camomila por litro d'água).

CABELOS FINOS E QUEBRADIÇOS:
A lavagem com ovos é muito aconselhada. Convém a todas as cabeças e especialmente aos cabelos finos e quebradiços.

CABELOS LISOS:
Se tem cabelos lisos e curtos, poderá empregar o seguinte método para torná-los ondulados. Quando lavar seus cabelos, esfregá-los durante o “shampoo" em movimento rotativo sempre na mesma direção. Sobretudo, não empregue também muita água de colônia, porque ela resseca os cabelos e irrita o couro cabeludo; use de preferência óleos vegetais, cuja percentagem de alcóol é muito reduzida.

CABELOS OLEOSOS:
Se seus cabelos são muito oleosos, não use brilhantina comum, ao penteá-los, mas sim, uma mistura composta de 30 gramas de água de colônia e 5 gramas de ácido.

Como escovar os cabelos: Escove os cabelos muitas vezes pela manhã e à noite, com uma escova bem dura.

A escova remove a poeira que tão fácilmente se acumula na cabeça. Escove-os, portanto, vigorosamente, partindo do couro cabeludo.

Se seus cabelos são secos, aplique-lhes uma boa brilhantina antes de fazer qualquer penteado.

Para tê-los sedosos: Para ter cabelos sedosos e macios, basta escová-los diáriamente e aplicar-lhes pelo menos uma vez por semana, um bom "shampoo".

Os cabelos demasiadamente finos não devem ser lavados seguidamente. O uso frequente de brilhantinas, também é contra indicado. A escova, contribui para conservá-los limpos, e por meio de uma ondulação permanente, poderão ser penteados com facilidade e conservados em forma.

CABELOS SECOS:

Fazer massagens no couro cabeludo com qualquer óleo comestível morno. Enrolar a cabeça num pano ou turbante impermeável e deixar os cabelos assim de um dia para o outro. No dia seguinte, um "shampoo".

Para os cabelos secos, pode-se fazer uso da seguinte brilhantina: Extrato de canela, 10 grs.; óleo de parafina, 30 grs.; petróleo retificado, 200 grs.; essência de bergamota, 2 grs.

Um comentário: